Exercício Físico


Exercício Físico é o termo utilizado para identificar a actividade física com grandes níveis de intensidade de esforço, seja com movimento corporal (exercício dinâmico) seja sem movimento corporal (exercício estático). É uma parte da actividade planificada, estruturada e repetitiva que tem como objectivo final ou intermédio a manutenção e melhoria do fitness ou de alguma das suas componentes. (George, Fisher & Vehrs, 1996).

Victor Matsudo (2000) define exercício físico como uma “subcategoria da atividade física planeada, estruturada e repetitiva e que resulta na melhora ou na manutenção de uma ou mais variáveis da aptidão física”. Por outras palavras, toda atividade realizada no nosso dia-a-dia, como caminhar para a escola, lavar o carro, cozinhar, passear o cão ou ir a padaria de bicicleta são consideradas atividades físicas. O exercício físico, por sua vez, envolve um plano de trabalho, uma freqüência, uma sobrecarga, com o objetivo de melhorar a resistência, a força, a flexibilidade ou a hipertrofia muscular.

Barbanti (2003) conceitua exercício físico da seguinte maneira:

“O exercício físico é uma sequência planeada de movimentos repetitivos sistematicamente com o objetivo de melhorar o rendimento”. Vários tipos e formas de exercício podem ser apresentados, Berger & Mcinman (1993) destacam que o “exercício” pode dizer respeito a:

a) Uma atividade realizada individualmente ou em grupo;

b) Um desporto competitivo ou uma atividade física de lazer;

c) Uma atividade aeróbia (Exercício produzido com baixa intensidade num longo espaço de tempo – definição avançada pelo American College of. Sports Medicine, 1971), citado por Ribeiro (1988) ou actividade anaeróbia; (Exercício produzido num espaço de tempo breve e com muita intensidade – definição avançada pelo American College Of Sports Medicine 1971), (citado pelo mesmo autor). Exercício crônico ou agudo; (nível psicológico, sendo que a duração mínima para se notarem alterações seja de 6 meses) (Brown 1982); e, por fim,

d) Pode referir-se a uma atividade desenvolvida por sujeitos que diferem na sua condição e capacidades físicas. Em qualquer atividade existe uma multiplicidade de fatores que vão variar e caracterizar cada situação em particular, como por exemplo, as características do treino, o ambiente em que se praticam, os participantes, e até mesmo os instrutores.

 

Benefícios do exercício físico:

• Liderança;

• Cooperação;

• Respeito por leis e regras;

• Desportivismo;

• Auto-controlo;

• Sucesso;

• Orientação colectiva;

• Atitude negativa face ao racismo;

(Stevenson, 1972)