Atividade Física Desportiva
Segundo Paula Romão e Silvina Pais autoras do Livro Organização e Desenvolvimento Desportivo, Atividade Física Desportiva (AFD) distingue-se de atividade física em geral por possuir regras próprias e exercer em instituições preparadas (que são: as técnicas, as táticas, o quadro competitivo) quer a nível material quer a nível humano, para cumprir essas mesmas regras ou normas, visando o aperfeiçoamento das capacidades do ser humano.
Esta apresenta 3 Setores:
1. Setor da atividade física para todos: Níveis mais simples, instituições capazes de mobilizar inúmeras pessoas. (ex: ginásio, piscinas, etc.)
2. Setor da prática desportiva integrada: Preparação desportiva, desejo em participar em atividades num quadro competitivo, onde existem regras e definem as formas como se disputa a competição. Nível de atividade exigente, seletivo e competitivo. (ex: pessoas que querem aperfeiçoar as suas capacidades).
3. Setor do desporto de alto nível: Desporto de alta competição. Atletas de alto nível que visam o rendimento, eficácia e obtenção dos melhores resultados desportivos (ex: atletas que fazem do desporto profissão).